segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lua de Joana

Ola colegas e professora, hoje venho falarvos d eum livro que achei bastante interessante.
Eu já li este livro e adorei, é um livro que expõe muitas vezes um dos maiores problemas dos adolescentes da nossa sociedade, a Droga. Joana nunca entendeu o que levou Marta, a sua melhor amiga às drogas e porque continuou.

Não a perdoava pelo caminho que escolheu.
Ao longo da sua vida ela percebeu que tudo tem uma razão de ser.


Era uma excelente rapariga, e não foi por isso que deixou de se meter nas drogas. Experimentou e tudo assim começou.

Foi continuando até que se tornou um vicio que só com muita força de vontade e ajuda se ultrapassa. Joana tinha bastante ajuda e força de vontade, mas neste caso não bastou.
Era tarde demais. Joana morreu pela mesma razão que Marta, á qual não perdoava (por fim acaba por perdoar quando se depara na mesma situação).

Ana Oliveira, nº3

domingo, 12 de dezembro de 2010

As Origens do Natal

Olá colegas e professora:

Mais uma vez estamos naquela altura do ano em que se celebra o Natal. Estas cerimónias têm significados diferentes para muitas pessoas, alguns encaram-nas como celebrações comemorando o nascimento de Cristo, outros, actualmente, têm delas uma visão menos ligada a religião, mais mundana. O facto é que muita gente acusa esta época de estar a perder o seu significado. Mas qual seria ele? Originalmente como se passariam estes dias?

De facto, sempre houve controvérsia sobre como o Natal surgiu. Muitas das celebrações que estão na base do actual feriado cristão eram, na realidade, práticas pagãs e, como tal, vistas com maus olhos pela antiga Igreja Católica.

O final do mês de Dezembro era a época perfeita para celebrações na maior parte da Europa. Neste período do ano muitos do animais criados nas quintas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o Inverno. Para muitas pessoas esta era a única altura em que poderiam ter carne fresca para a sua alimentação, além disso a cerveja e o vinho produzidos durante o ano estavam finalmente fermentados e prontos para o consumo.

Muito antes do cristianismo, os suíços já celebravam o "midvinterblot" ao final do Inverno. A comemoração acontecia em locais específicos para a realização de cultos, com sacrifícios humanos e animais. Mas por volta de 1200 a.C. dá-se uma grande mudança na história do Natal, na Suíça, que passa a homenagear os seus deuses locais.

As festas como as conhecemos só surgiram muito depois, quando o Império Romano se converteu ao Cristianismo e o imperador decretou que a data anteriormente usada em Roma para celebrar o solstício de Inverno, chamada Celebração do Sol Invicto, passasse a ser usada para celebrar o Nascimento de Cristo.

Assim, seja qual for o significado especial que esta data tenha para cada um de vocês, só me resta desejar, no final deste texto, um Feliz Natal para todos, beijinhos:

Cristina Marques

A tempo e horas






resumo do filme - A tempo e horas:
- Downey é Peter Highman, um feliz (mas ansioso) homem que irá ser pai pela primeira vez, dentro de alguns dias. No entanto, nem tudo corre bem: Peter não consegue apanhar o vôo que parte de Atlanta, pelo que se vê obrigado a fazer viagem de regresso a casa com um aspirante a actor, Ethan Tremblay.



sábado, 11 de dezembro de 2010

Lady Gaga em Portugal


Dezoito mil duzentas e cinquenta almas receberam, num êxtase passível de ser descrito como absoluto, a primeira passagem de Lady Gaga por Portugal, ontem, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. "Portugal" foi, aliás, a palavra que a artista mais repetiu, provocando histeria colectiva a cada menção. Gaga gritou "Portugal" antes das canções, depois das canções e ainda arranjou maneira de incluir referências ao país nas letras. O público, maioritariamente constituído por crianças e adolescentes do sexo feminino, conhecia cada palavra de cada canção.
Esperava-se que o concerto fosse uma megaprodução cénica, mas longe disso: havia uns néons com dísticos a imitar os diners americanos, houve fogo no piano durante uma balada, um carro cuja capota quando aberta revelava um sintetizador, houve uma espécie de redoma gigante no meio do público, de onde saiu a cantora. Mas o verdadeiro cerne do concerto, para lá das canções, da jaula de néons que trepou, dos dançarinos drag queen, dos milhentos vestidos (um deles sendo uma espécie de vestido de noiva com problemas psiquiátricos) foi a persona Gaga, espécie de padroeira dos freaks - ou pelo menos assim quis parecer.

Para saber mais podem conultar o site : http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6003&Itemid=68

Vera Pinto,
9ºA

p.s. fiz pela sessão da Joana porque não me lembrava da minha conta.

BB King

Caros colegas e professora em primeiro lugar queria dizervos que, por moivos de de um possível inapacidade de acesso á internet, tive que antecipar o meu post neste blog. Avisando que asim não escreverei no meu respectivo dia (24).
Neste post irei falarvos do um dos melhore guitarristas de sempre B.B. King.

B.B. King para quem não sabe o seu nome verdadeiro é Riley Ben King, nasceu em 16 de Setembro de 1925 nos E.U.A. O seu nome artístico é Blues Boy ( B.B) King tocava principalmente blues e começou a sua carreira a tocar em frente a uma igreja em troco de algum dinheiro.

A sua guitarra é uma Gibson ES- 335 black.
Curiosidades:
- É o 3º melhor guitarrista do mundo segundo "Rolling Stone", mas para Jimi Hendrix ,o melhor do mundo, B.B. King era o melhor.
- Numa entrevista, John Lennon revelou que o seu sonho era saber tocar guitarra como B.B. King.
Por favor vejam estes vídeos:
. Blues Boys Tune:
.Lucille:
.Sinners Prayer com Billy Preston e Bruce Willis:

Agradessovos imensso por verem este vídeo.
Do vosso colega,
Virgílio Borges

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

30 Seconds to Mars


30 Seconds to Mars são uma banda de Rock Alternativo, Post-Grunge, Emo, Metal Alternativo e Rock Neoprogressivo.
Criada em 1998, em Los Angeles, Califórnia, E.U.A. Neste momento, os seus actuais membros são os irmãos Jared e Shannon Leto e pelo guitarrista Tomo Miličević.

Durante uma digressão pela África do Sul em 2003, Jared leto escreveu 40 canções para a banda, sendo 11 destas utilizadas para integrar no disco «A Beautiful Lie».
Álbuns da banda:
«30 Seconds to Mars» em 2002, «A Beautiful Lie» em 2005 e o mais recente «This is War» em 2009.
Esta banda já foi vencedora de grandes prémios na música, como o
Video Music Awards 2010 como melhor banda de Rock e como melhor Clip de Rock com «Kings and Queens» e também foram vencedores do Europe Music Awards 2010 como melhor banda Rock.
Site oficial: http://thirtysecondstomars.thisisthehive.net/blog/
Um vídeo da banda: http://www.youtube.com/watch?v=mLqHDhF-O28

Joana Oliveira, nº 12

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Evolução na população portuguesa


Portugal, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira tem uma população estimada em 10.529.255 pessoas (estimativa INE a 31 de Dezembro de 2004), representando uma densidade populacional de 114 pessoas por quilómetro quadrado.
Actualmente a população portuguesa tem vindo a aumentar, mas com um crescimento natural (natalidade menos a mortalidade) cada vez menor, levando a que o país se encontre envelhecido e não exista renovação de gerações. Por outro lado, a esperança média de vida tem vindo a aumentar, tanto nos homens como nas mulheres, o que tem sido crucial para este envelhecimento populacional. O maior crescimento da população tem-se verificado nos distritos costeiros principalmente Setúbal, Porto, Aveiro e Braga, mas continua a diminuir nos distritos do interior.
Nos últimos tempos a imigração tem vindo a aumentar em consequência da entrada de africanos provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), europeus de Leste e sul-americanos, principalmente brasileiros, estabelecendo-se principalmente nas grandes cidades portuguesas. A emigração permanente tem-se mantido a níveis baixos, desde a revolução do 25 de Abril de 1974 e com a entrada na União Europeia. Internamente, a migração é dominada pela atracção exercida pelas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto em relação ao resto do País.

Eduardo Lopes Pixel 9

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Revoluç@o Inform@tic@

Olá caros colegas "pixeis" e sra. professora "pixel-mor",
hoje vou falar-vos da novas "bombas" que acabaram de explodir no mundo da Informática. Há quem diga que são os computadores do futuro. Não vamos tão longe. São eles os novíssimos tablets - Apple iPad, Samsung Galaxy Tab e
Toshiba Folio 100.

(da esquerda para a direita: Apple iPad, Samsung Galaxy Tab e Toshiba Folio 100)
Não exageremos. Aliás, o conceito de tablet existe desde 2001. Porém agora a história é completamente diferente. As inovações, tanto a nível técnico, tecnológico como estético são imensas e impressionantes. Por isso, neste post, vou desvendar-vos "tudo". Na hora de lançar um tablet, a marca coreana, Samsung, optou por "colocar" o Galaxy Tab no catálogo dos dispositivos móveis. Apesar de denotar algumas características dos notebooks e mesmo dos portáteis no que toca às características técnicas, o Galaxy Tab segue de perto o modelo iniciado pela Apple com o iPhone e que mais tarde foi replicado pelo iPad. Este novo segmento ainda não tem contornos garantidos, mas já não há dúvida de que vai ser o palco da próxima grande batalha das tecnologias.
São estes exemplares perfeitos da criatividade que transformou a informática mundial, os novos tablets prometem juntar na mesma contenda comercial marcas que fizeram "a" história dos computadores pessoais e marcas que têm nos terminais móveis o seu espaço vital. A par de nomes como a Apple, HP e Dell, já se desvendaram as intenções da RIM (empresa que detém a marca Blackberry), d Toshiba, da Nokia (marca que têm ficado para trás no que toca aos novos segmentos anteriormente referidos), da Archos, da Samsung.
Mas as inovações não são só ao nível dos tablets, ditos assim. É muito importante para um modelo informático um bom e eficaz sistema operativo. De repente, a Microsoft, que sempre liderou incontestada nos sistemas operativos (devido também a motivos dos quais já falamos nas aulas de TIC), confronta-se com um novo desafio às suas capacidades, já que os operadores estão muito focados com os sistemas operativos Android. Porquê? Porque não tem custos e permite vender máquinas bastante mais baratas. Porém o Android tem algumas contra partidas: é o primeiro sistema operativo da empresa Google. Como consequência disso a Google não tem muita experiência, e o Android não tem muitas aplicações. Pode ser aberto, porém tem uma comunidade de programadores fragmentada e um sem-número de lojas de aplicações. Em contra partida, a Microsoft é um "monstro" da informática e já dispõe de todas essas aplicações.
Vamos falar agora concretamente nos tablets que acabaram de chegar, começando pelo Samsung Galaxy Tab. Se na altura em que saiu o iPad toda a gente disse "é só um iPhone maior"... o mesmo se pode dizer deste Galaxy Tab. Parece ser uma versão aumentada do recente smartphone Samsung Galaxy. Mas tal como aconteceu com as críticas ao iPhone, também neste, esse comentário não tem cabimento. O Galaxy Tab é muito mais que um telefone com ecrã maior. É o verdadeiro concorrente do iPad. É pequeno, leve e tem uma boa qualidade de construção e design. É também muito versátil: 3G, possui MicroSD, A-GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Tem uma boa experiência de utilização e um bom ecrã e duas lojas de aplicações ao dispor. É portador de uma excelente autonomia. Possui ainda uma lista de acessórios, como o teclado e dock com HDMI. Entre muitos(as) outros(as). No entanto, como tudo, tem algumas lacunas. A Google não fez está versão do Android para este tipo de dispositivo. Mais propriamente para um ecrã desta dimensão, daí existirem alguns problema com algumas aplicações. Ao abrir muitas aplicações simultaneamente, este fica muito lento e condicionado. Falta-lhe uma porta USB e a gestão das aplicações Samsung é feita a partir do computador, o que se torna muito cansativo e pouco eficiente. O iPad é o tablet da Apple, que é exímia em explorar novos segmentos como aconteceu com o iPhone e o iPad, entre muitos e muitos outros. As maiores qualidades do iPad são a excelente qualidade de construção, a melhor utilização dos três tablets, possui um bom ecrã, com excelentes ângulos de visão, cor e contraste, e é muito rápido a reagir ao toque. Outra das qualidades é a loja da Apple do iPad, que é repleta de aplicações, música, vídeos. Tal com o Sansung Galaxy Tab, o iPad também tem "pontos fracos". É o mais pesado dos três, não tem suporte para flash, não tem multitarefa (possibilidade de executar várias tarefas simultaneamente), não possui qualquer câmara, não tem qualquer ligação "física" ao mundo exterior (excepto a que o liga ao computador). É caro, e esta versão não tem 3G nem GPS.
Já o Toshiba Folio 100 é outra novidade da marca japonesa, outra que pretende revolucionar o mundo dos pads ou tablets. Antes de falar no toshiba Folio 100 é necessário esclarecer que o iPad e o Galaxy Tab são produtos finais, enquanto que o Toshiba Folio 100 é ainda uma unidade de teste ou um protótipo, se preferirem. A Toshiba viu as coisas de uma perspectiva diferente. Criou um pad que, nesta primeira versão, dá mais importância à ligação ao computador e a outros periféricos. Por isso, o Folio 100 é o que integra mais ligações. A porta USB que permite ler ficheiros a partir de dispositivos introduzidos nessa mesma porta é, claramente, uma mais-valia e algo que deveria estar integrado em todos os pads, o que não acontece. O Toshiba Folio 100 é o pad que tem o processador mais rápido e é o mais eficiente em termos energéticos. A estratégia de manter o preço baixo( que será, muito provavelmente, o mais baixo dos três) obrigou o fabricante nipónico a fazer algumas alterações. Nomeadamente, na qualidade de construção, na qualidade do ecrã e no ter abdicado de 3G, GPS e Bluetooth. Ter optado por um ecrã de 10 polegadas(o maior) fechou as portas ao Android Market. Por agora, os utilizadores ficam com o acesso à Toshiba Marketplace, a loja de aplicações que vai estar disponível a partir de Novembro, altura em que o Folio 100 chega a Portugal. Quanto ao Folio 100, é muito rápido a ligar e desligar, tem uma boa reprodução de vídeo, uma experiência fluida, possui HDMI para ligar à televisão e uma porta USB para ligar aos equipamentos directamente. Possui DLNA, SD em tamanho normal, é só tirar da câmara e colocar no Folio 100. O ecrã é o maior, em 16:9. Visto não só o Folio 100, como também os seus rivais iPad e Galaxy Tab, não há muitas voltas a dar. O iPad é o que mais convence, o que não quer dizer que não tenha que melhorar numa muito provável e não muito longínqua versão futura.
Podem ainda esmiuçar mais sobre estas novidades no site de cada uma das marcas - Apple, Samsung e Toshiba - seguidamente apresentado sob a forma de link, respectivamente.
Espero que tenham gostado deste post. Desejo-vos ainda um bom Natal e uma boa entrada em 2011.
Cumprimentos do vosso colega e amigo,
Diogo Feijó, pixel nº8
8/12/2010
E...
Até j@

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sum 41

Hoje decidi falar-vos dos Sum 41.
Os Sum 41 são uma banda de punk rock criada em 1996 , em Ontário (Canadá).
Os seus actuais elementos são: Dreyck Whibley, Steve Jocz, Tom Thacker e Cone Mccaslin.
Para quem não sabe Sum 41 é uma abreviatura de "41 days into the summer" que significa "41 dias em verão."
O seu primeiro albúm de estúdio foi "All Killer No Filler".
Aqui fica o site oficial da banda, caso queiram consultar: http://www.sum41.com/
Deixo também um vídeo de uma música da banda: http://www.youtube.com/watch?v=By7ctqcWxyM

Até ao meu próximo post,
Diana Nunes nº7

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os animais mais perigosos do mundo

Olá turma!
Hoje é a minha vez de escrever no blog, por isso vou falar-vos sobre o top 6 dos animais mais perigosos existentes no nosso planeta.

1. Mosquito:2 – 3 milhões de mortes por ano
Estas pragas minúsculas não são apenas irritantes, mas são extremamente eficientes na propagação de doenças. Malária, febre amarela, vírus do Nilo Ocidental são apenas algumas das doenças propagados pelos mosquitos. Infelizmente, por conta do seu tamanho, o ataque é inevitável . Um tratamento com DDT é o mais eficaz. Nas zonas de malária, usar roupas longas e coloridas ajuda muito a evitar picadas de mosquitos.

2.Cobras:50.000-125.000 de mortes por ano
A maioria dos ataques de serpentes mortais ocorrem na África, Ásia e América do Norte. Reconhecidamente, existem mais de 450 espécies que são venenosas. Algumas são muito bonitas e fascinantes apenas para observar, no entanto, a maioria das pessoas que sofreram ataques afirmam que se aproximaram demais para observar melhor ou tentaram capturar. As cobras que sentem-se ameaçadas
certamente que atacam. Algumas chegam a cuspir veneno nos olhos da vítima.

3.Escorpiões: 800-2000 de mortes por ano
Estas criaturas têm picada venenosa, responsáveis por grande número de mortes, principalmente porque tendem a ser encontrados em lugares isolados. Apesar de terem uma estrutura menor do que a maioria dos predadores, o escorpião intimida ao olhar. Embora existam cerca de 1500 espécies de escorpiões pelo mundo, apenas cerca de 150 deles são considerados perigosos.

4.Felinos selvagens: cerca de 800 mortes por ano
Leões, tigres e jaguares pertencem a esta categoria. Eles são incrivelmente rápidos e possuem uma musculatura para abaterem as suas presas com facilidade. Os grandes felinos continuam a perder seu habitat e aumentar o número de ataques a seres humanos.

5.Crocodilos:600-800 de mortes por ano
Não é nenhuma surpresa que os crocodilos tenham sobrevivido na Terra por cerca de 200 milhões de anos. Os crocodilos são predadores especializados. Eles precisam de uma refeição para manterem suas fontes de energia. Isto significa que eles têm tempo para esperar e planear o seu próximo ataque.


6.Elefante:300-350 de mortes por ano
Apesar de muitas pessoas pensarem que todos os elefantes são amigáveis como os elefantes que encontramos nos zoo, os elefantes muitas vezes atacam sem aviso e são conhecidos por matar guardas florestais. O seu tamanho, combinado com seu enorme peso e presas afiadas torna-o quase imbatível. É melhor evitar um encontro directo com ele. O melhor é fazer barulho para espantá-lo e, em seguida, encontrar uma árvore bem alta e subir para cima dela

Até ao próximo mês,
Daniel Dias Nº5 9ºA .

domingo, 5 de dezembro de 2010

FUTURAMA



Olá turma!
Hoje é o meu dia, portanto vou-vos falar de uma série mesmo engraçada chamada Futurama.
Futurama é uma série criada em 1999 por Matt Groening, o mesmo que criou os simpsons.
Esta série tem a ver com um rapaz de 1999 que entrgava pizzas, na véspera de ano novo foi congelado numa cápsula e acordou no ano 3000.
Apartir daí fez uns colegas um bocado esquisitos e que com eles continua a fazer entregas, só que no espaço com uma nave espacial que está sempre a despenhar-se.
Futurama já ganhou um Emmy.
Em Portugal a série foi transmitida na RTP2 e no canal FOX, que depois viria a ser cancelada tanto na rtp como na fox.
E agora vou-vos mostrar algumas personagens da série:




KIFF





ZAPP BRANNIGAN



HERMES





AMY



PROFESSOR FARNSWORTH



BENDER



FRY




LEELA

Bruno Ferreira, nº5, 9ºa


sábado, 4 de dezembro de 2010


MTV


Olá colegas e professora ,

hoje trago-vos um tema tema que interessa a maioria dos jovens .

MTV foi fundada em 1 de agosto de 1981 e é um canal de televisão norte-americano sediado em Nova Iorque .
Com uma programação originalmente dedicada totalmente a videoclips de diferentes gêneros musicais, a emissora gradualmente reduziu a quantidade de músicas transmitida e passou a produzir reality shows e programas de televisão relacionados a cultura pop que têm como publico alvo os jovens .


Até o proximo post , um beijinho ,

Amanda Ferrari nº: 2

Vulcão Kilauea









Olá colegas e professora.

Hoje é a minha vez de postar no nosso blog, e o tema que eu escolhi foi o vulcão Kilauea do Havai.

Este vulcão é um vulcão de baixa altitude com apenas 1247 metros acima do nível médio das águas.

O Kilauea é um vulcão muito activo localizado no arquipélago havaiano, um dos cinco vulcões-escudo que constituem a ilha do Havai (a ilha do Havai é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao território norte-americano do Havai). Em havaiano, a palavra “kilauea” significa “cuspindo” ou então “espalhado”, relacionado às recorrentes descargas de lava do vulcão. Aliás, desde Janeiro de 1983 há um fluxo contínuo de emissão de lava que vem de um dos cones do Kilauea, chamado “Puu oo“. Além deste fluxo, outros 33 ocorreram no arquipélago desde 1952.

Em 1998 o Kilauea foi considerado o vulcão mais activo do mundo e também o vulcão activo mais visitado no mundo e é uma fonte inestimável de estudo para os vulcanólogos.

Na tradição havaiana o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pela deusa dos vulcões (Pele).

As lendas e cantos tribais dos habitantes da região acreditam que todas as vezes que a deusa está  irritada o vulcão entra em erupção.


Aqui têm um vídeo da corrente de lava deste vulcão: http://www.youtube.com/watch?v=488BkTUsMa4

Espero que tenham gostado do post.

Até à próxima

Bruno Aires pixel nº 4