sexta-feira, 8 de abril de 2011

Violento sismo seguido de tsunami abala Japão

Olá caros colegas e sra. pixel-mor. Tal como vos garanti, cá estou novamente para vos falar.
Desta vez vou falar-vos de um assunto muito delicado que, ainda hoje, consegue atrair as atenções mundiais - trata-se do violentíssimo sismo que abalou a costa nordeste do Japão.
Este sismo teve lugar no dia 11 de Março de 2011, tendo sido uma catástrofe para todo o país. É verdade que o Japão é o país mais seguro contra eventuais sismos mas, quem pára a força da água?
Foi no dia 11 de Março que tudo aconteceu. Um violentíssimo sismo de magnitude 8.9 na escala de Richter (posteriormente alterado para 9.0) abalou inesperadamente a costa nordeste do país nipónico, criando vários tsunami no Oceano Pacífico, que chegaram a atingir dez metros de altura e 8 quilómetros de comprimento. Contudo, o pior estaria ainda para vir. Não chegava um sismo e vários tsunami, quando réplicas muito intensas se multiplicaram rapidamente.
Esta tragédia causou morte a 14000 pessoas, fazendo ainda 4389 feridos e 13660 desaparecidos. as cidades mais afectadas pelo sismo foram Sendai, Kamaishi e Fukushima, sendo estas um problema para todo o mundo.
Devido ao violento aterrador sismo que atacou o Japão, houve uma libertação de gases e produtos tóxicos para a atmosfera, nas centrais nucleares japonesas. Os peritos foram visando para o perigo de uma central nuclear com uma protecção contra sismos tão baixa (7.4 na escala de Richter). Os constantes avisos não foram ouvidos pelo governo nipónico. Como consequência, alguns dos reservatórios destas centrais nucleares não aguentaram a pressão do sismo e comprimiram, tendo havido violentíssimas explosões e libertação de produtos altamente radioactivos. as autoridades nipónicas não conseguiram arrefecer as centrais nucleares.
O meu tempo acabou. Apenas vou colocar ao vosso dispor algumas imagens e vídeos (aos quais poderão aceder através dos links que seguidamente colocarei) do sismo e do tsunami que abalaram o Japão, para que possam ter a noção do quão aterrador foi. Espero que gostem.

Podem visualizar os momentos de pânico que o Japão passou, clicando nos links que se seguem. Obrigado pelo tempo dispensado.




Até ao próximo mês.
Abraço do vosso colega e amigo,
Diogo Feijó
Pixel nº8

E...
Até j@

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.