segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Tabagismo na adolescência








Boa Tarde caríssimos amigos, neste post, vou falar sobre o tabagismo na adolescencia.

O consumo de tabaco, é considerado o principal factor de estilo de vida causador de doenças crónicas nos países desenvolvidos e foi identificado como o principal problema de saúde pública.
O mecanismo que conduz as crianças e adolescentes a adquirir o hábito de fumar é muito complexo e não está ainda bem esclarecido, admitindo-se que uma multiplicidade de factores actuam em conjunto, com uma pressão social extraordinariamente forte e com características pessoais do indivíduo.
O motivo porque fumaram pela primeira vez, foi na grande maioria “por curiosidade" (87,23%).Verificou-se que 89,36% dos adolescentes fumam em média 1-10 cigarros por dia. A maioria fuma às escondidas dos pais (72,34%). Referindo que fumam mais quando estão com amigos.
Os pais que discordam com o hábito tabágico e tentam mostrar ao seu filho os malefícios que este pode acarretar para a sua saúde e reforçar a sua opinião ao longo do seu desenvolvimento, provavelmente serão pais que influenciaram os seus filhos no sentido positivo. Tendo em conta este facto, consideramos que os adolescentes com externalidade alta tanto poderão ser influenciáveis pelo sentido positivo como negativo.
Fumar faz mal! Nunca expreimentem, para o vosso bem!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.