domingo, 12 de dezembro de 2010

As Origens do Natal

Olá colegas e professora:

Mais uma vez estamos naquela altura do ano em que se celebra o Natal. Estas cerimónias têm significados diferentes para muitas pessoas, alguns encaram-nas como celebrações comemorando o nascimento de Cristo, outros, actualmente, têm delas uma visão menos ligada a religião, mais mundana. O facto é que muita gente acusa esta época de estar a perder o seu significado. Mas qual seria ele? Originalmente como se passariam estes dias?

De facto, sempre houve controvérsia sobre como o Natal surgiu. Muitas das celebrações que estão na base do actual feriado cristão eram, na realidade, práticas pagãs e, como tal, vistas com maus olhos pela antiga Igreja Católica.

O final do mês de Dezembro era a época perfeita para celebrações na maior parte da Europa. Neste período do ano muitos do animais criados nas quintas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o Inverno. Para muitas pessoas esta era a única altura em que poderiam ter carne fresca para a sua alimentação, além disso a cerveja e o vinho produzidos durante o ano estavam finalmente fermentados e prontos para o consumo.

Muito antes do cristianismo, os suíços já celebravam o "midvinterblot" ao final do Inverno. A comemoração acontecia em locais específicos para a realização de cultos, com sacrifícios humanos e animais. Mas por volta de 1200 a.C. dá-se uma grande mudança na história do Natal, na Suíça, que passa a homenagear os seus deuses locais.

As festas como as conhecemos só surgiram muito depois, quando o Império Romano se converteu ao Cristianismo e o imperador decretou que a data anteriormente usada em Roma para celebrar o solstício de Inverno, chamada Celebração do Sol Invicto, passasse a ser usada para celebrar o Nascimento de Cristo.

Assim, seja qual for o significado especial que esta data tenha para cada um de vocês, só me resta desejar, no final deste texto, um Feliz Natal para todos, beijinhos:

Cristina Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.