sábado, 8 de maio de 2010

O Vulcão Islandês Eyjafjallajokull













Olá novamente colegas e Sra. "Pixel-Mor",

hoje tal como em outros dias tenho o privilégio de vos falar, mas agora sobre um assunto que anda a criar um enorme pânico(e deixem-me que vos diga que com razão)não só nos europeus como também nos habitantes de todo o Mundo - as explosivas erupções de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia.

Sei que o meu colega Tiago Rosa já falou muito sucintamente sobre este assunto mas eu gostaria agora de explicar com mais clareza.
Para começar um vulcão é uma estrutura geológica montanhosa e cónica, criada quando o magma, as cinzas, os gases e os piroclastos(fragmentos de rocha sólida) são expelidos para a atmosfera da superfície terrestre, podendo causar estragos incalculáveis.

Existem dois tipos de erupções: efusiva(relativamente calma, a lava escorre calmamente no vulcão)e explosiva(a lava é muito viscosa e o vulcão expele muitas cinzas, gases e piroclastos.

Voltando ao vulcão islandês Eyjafjallajokull, este está desde o dia 14 de Abril deste ano com violentíssimas explosões no seu interior, que libertaram até agora duas nuvens de cinzas que estão a criar o caos no tráfego aéreo europeu.

Estas intensas nuvens de cinzas vulcânicas formadas por pó, gás, vapor de água, silício de enxofre, metano entre outros pode ser bastante nociva tanto para o Homem como para os animais e os aviões.




Depois da erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, foram fechados diversos aeroportos na Inglaterra, Escandinávia e Alemanha. O motivo é a presença da cinza vulcânica no ar, que põem em risco os aviões.

Depois da erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, foram fechados diversos aeroportos na Inglaterra, Escandinávia, e noroeste da Europa. O motivo é a presença de cinza vulcânicas na atmosfera, que põem em risco os motores dos aviões.

A mistura de pó, gás, vapor de água, silício de enxofre e metano entre outras substâncias, foi lançada com tamanha força pelo vulcão que atingiu 10 quilómetros(km) de altura. Por diversos motivos, essa nuvem pode ser prejudicial ao funcionamento de aviões.

Foi também noticiado há alguns dias por um geólogo que as erupções constantes do vulcão islandês Eyjafjallajökull podem fazer diminuir a temperatura média do nosso planeta Terra. Diz o geólogo Umberto Cordani, professor do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da USP, “Nas grandes explosões vulcânicas, os fragmentos sólidos do material vulcânico (cinzas vulcânicas) e gases podem ser lançados a grandes altitudes na estratosfera e, dependendo de sua constituição e quantidade, podem interferir com a radiação solar, impedindo que boa parte dela atinja a superfície da Terra".

Segundo o professor, dependendo da duração das erupções na Islândia, e da quantidade de material lançado na atmosfera, poderá haver durante algum tempo perturbações naturais, especialmente no hemisfério Norte, já que o hemisfério sul tem uma percentagem quase nula de ser prejudicado pela nuvem de cinzas do vulcão islandês.“Os vulcões são o resultado mais visível da libertação do calor interno do planeta. Ocorrem sempre que material rochoso fundido -chamado magma-, de alta temperatura -por volta de 1000° C- atinge a superfície da Terra, em processos geológicos ligados ao vulcanismo”, explica Cordani.

Por um lado as constantes erupções do vulcão islandês podem ter um benefício para nós e o nosso planeta: ao diminuir a temperatura média do planeta fazem atrasar um pouco o efeito de estufa e o aquecimento global. por outro lado a nuvem de cinzas pode criar uma mudança temporária na meteorologia do centro e noroeste da Europa.

O tempo, dizem os meteorologistas, vai ficar mais chuvoso o que, pode provocar alguma chuva ácida, devido aos componentes tóxicos das nuvens de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull.

Para mais informações sobre estas "maravilhas destruidoras" da Natureza, podem aceder ao site pelo seguinte Link:

http://www.nasa.gov/

Vejam também estes vídeos de erupções vulcânicas inacreditáveis:
















É óbvio que poderia colocar aqui neste Post muitos vídeos mas para saciarem a vossa curiosidade podem ir ao site youtube.com e pesquisar sobre vulcões e suas erupções.

Até ao próximo dia 7 de Junho,
Diogo Feijó, nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.