segunda-feira, 17 de maio de 2010

tabaco

O tabaco.
Segundos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia nao for travada, a mesma organizaçãoestima que, em 2020/30, esse numero chegará aos 10 milhões de pessoas por ano. Uma vez iniciado o consumo do tabco, rapidamente se transforma em dependência (física) , provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina - presente na folha de tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos toxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como canserígenos.
Noventa por cento dos fumdores iniciaram seu consumo e tornaram-se dependentes antes dos 19 anos de idade.O número constante , ou mesmo crescente, de adesões ao tabagismo contribui para que a industria do cigarro seja altamente lucrativa , investindo constantemente em publicidade, a fim de atrair mais pessoas.
Sendo evidentes os efeitos do tabagismo na saúde há pessoas que cntinuam a fumar. Em parte poderá ser devido a falta de informação, mas a justificaçao principal esta no facto da nicotina ter caracteristicas aditivas, a que corresponde uma perda de controlo no consumo de tabaco.
Para desistir de fumar sera necessario romper o triangulo de fumador , isto é , controlar os 3 factores principais envolvidos no tabagismo: a dependencia psicologica e fisicologica da nicotina; as influencias psicossocias(lidar com stress e ansiedade , por exemplo ) e o habito.
A cessação do tabagismo exige a motivaçao a identificação de uma oportunidade adequada.
jorge 8ºa nº 17

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.