quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Casamento com pessoas do mesmo sexo


Casamento entre pessoas do mesmo sexo - Existem dois tipos distintos de casamento na maioria dos países do dito Mundo ocidental, inclusive no Brasil, Portugal e Angola. O casamento civil e o matrimónio religioso.
Muito embora o Estado geralmente aceite a documentação expedida por instituições religiosas para estabelecer um casamento civil em cartório de registos (em Portugal até 2007 apenas o casamento religioso realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana tinha efeitos legais), isso não significa que o matrimónionio
(um rito religioso) seja equivalente ao casamento civil. São duas esferas de natureza e tradições completamente distintas no contexto do laicismo do Estado republicano e democrático, muito embora isso não seja reconhecido universalmente.
O casamento civil vem mais e mais sendo reconhecido como um bem público que é administrado pelo Estado. Surge, consequentemente, a questão da isonomia quanto ao acesso a este bem por parte da cidadania. A ideia de que o Estado esteja favorecendo desfavorecendo certos segmentos da população aos benefícios e responsabilidades que acompanham o acesso a este bem começaram a ganhar popularidade nas última
s décadas do segundo milénio, ao ponto de serem aprovadas leis específicas liberando o livre acesso ao casamento civil a qualquer casal formado por duas pessoas adultas, desimpedidas e capazes de auto-determinação (ver a secção Países pioneiros, abaixo).
O casamento entre iguais é um casamento celebrado entre pessoas do mesmo sexo legal (i.e. conforme registrado em suas certidões de nascimento). É muitas vezes referido popularmente como casamento gay ou casamento homossexual, no entanto estas expressões são menos rigorosas.
Eu não tenho nada contra os casamento gay, pelo contrario, cada um tem o direito de ser feliz da maneira que quiser desde que não interfira com a liberdade dos outros.
João Fernandes Nº 14 8ºA

3 comentários:

  1. Tema muito descutido na nossa sociedade

    ResponderEliminar
  2. a nossa religião descorda com o casamento dos homosexuais tal como eu

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo o João Luís para escolher um tema como este, sem ofensa!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.