segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Universo

Universo

Olá novamente colegas e professora!!!

Hoje vou falar-vos sobre o Universo.

O Universo tem por definição ser tudo o que existe ou seja, é um conjunto de milhares de milhões de galáxias.

Não existem muitas teorias acerca da origem do Universo, mas, no entanto, existe uma teoria que é aceite pela maioria dos cosmólogos, (são cientistas que estudam a origem, a estrutura e a evolução do Universo) que é a Teoria do Big Bang.

A Teoria do Big Bang é uma teoria Científica que defende a origem do Universo a partir de uma enorme esfera densa, no meio do “nada”, que continha uma gigante porção de matéria e energia a elevadas temperaturas e em constantes explosões, essa enorme esfera deu-se o nome de Ovo Cósmico.

Ainda hoje se acredita, devido a vários estudos, que o Universo ainda continua em expansão, mas que um dia vai voltar a retroceder e a formar o Ovo Cósmico. Devido a esses estudos formou-se a Teoria de Expansão.

O Universo está dividido em 4 partes: os Super Enxames (no nosso caso, estamos no Super Enxame Local), os Enxames (no nosso caso, estamos no Enxame da Virgem), as Galáxias (no nosso caso, estamos na Via Láctea) e em Sistemas (no nosso caso, estamos no Sistema Solar).

Também no Universo existem muitos corpos que podem ou não orbitar nele como por exemplo os planetas primários, planetas secundários (não são considerados planetas primários porque não têm todas as características necessárias para serem considerados primários), estrelas, como o Sol, cometas, asteróides, meteoróides, quasares (são quase estrelas, possuem um núcleo galáctico activo e são tão grandes que podiam ser considerados Galáxias) e até gases e poeiras.


Algumas imagens do Universo vistas do Planeta Terra









Algumas imagens do Universo captadas por Telescópios




















Espero que com estas informações que eu vos transmiti, vocês possam saber mais alguma coisa sobre o Universo.

Até para o próximo mês.

Do vosso colega,

José Miguel Nº18 8ºA












Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.