terça-feira, 8 de março de 2011

Uso excessivo da tecnologia perturba o nosso sono

Bom dia colegas e sra. professora,
tal como prometido, aqui estou hoje para publicar um post que espero, sinceramente, que vos interesse.
Todos sabemos que avanços técnico-científicos são muito importantes para uma melhor qualidade de vida da espécie humana e de outras espécies animais. Porém, como já devem ter ouvido falar, esses avanços podem causar alguns transtornos físicos, mentais e até intelectuais, quando utilizados em excesso.
Segundo um estudo divulgado ontem, os norte-americanos estão a perder a qualidade e o tempo necessário de sono por passarem a maior parte do tempo em frente a aparelhos electrónicos.
O estudo foi elaborado pela Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), num universo de 1.508, com idades compreendidas entre 13 e 64 anos. O estudo revelou que 95% jogam videojogos, vêem televisão ou utilizam o computador ou o telemóvel na hora que antecede o deitar. O estudo revela também que 43% dos inquiridos considera que raramente, ou nunca, têm um sono satisfatório durante a semana.
Os idosos têm mais tendência a ver televisão, enquanto que os mais novos preferem passar o tempo na companhia do computador, do smartphone ou das consolas de videojogos.
Os investigadores suspeitam que os computadores, os smartphones e outros videojogos são mais estimulantes do que a televisão, que requer um visionamento passivo, e que podem perturbar mais o sono.
Concluiu-se, também, que a maioria dos inquiridos com défice de repouso tendem a recorrer ao café para atenuar a fadiga e reintroduzir energia.
Espero então que tenham lido com muita atenção e disponibilidade este post e espero que, a partir de hoje, pelo menos, estejam mais predispostos a fazer outras actividades que não estejam relacionadas com as tecnologias. Ainda gostaria que vissem dois vídeos que encontrei, pois acho que são bastante interessantes. O primeiro fala das consequências do uso excessivo das tecnologias e o segundo é uma reportagem da SIC, alertando para os perigos dos videojogos e falando da utilização excessiva dos mesmos em Portugal.
Espero que não tenha sido um desperdício de tempo para vocês. Assim me despeço, desejando--vos um Carnaval fantástico e prometendo que, daqui a um mês, em Abril, cá estarei novamente.
Abraço do vosso colega e amigo,
Diogo Feijó,
Pixel nº8
8/3/2011
E...
Até j@

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.